Intolerância e alergia alimentar: quando tomar cuidado com os alimentos.
02/03/2017As dificuldades que a alergia e a intolerância podem causar vão muito além de saber a diferença entre as duas disfunções. Os problemas apresentados por ambas são desencadeados por reações do organismo a determinadas substâncias dos alimentos. Enquanto a intolerância causa coceiras e problemas no sistema digestivo, a alergia é bem mais forte, por agir ativando o sistema imunológico do corpo.
5 sementes para enriquecer sua dieta com benefícios | Leia mais.
O sistema imunológico é a área de defesa do organismo que impede que bactérias, vírus e toxinas possam atuar no organismo provocando doenças, o sistema produz anticorpos e histamina que atacam esses intrusos. Por vezes, essa ação é desencadeada pela proteína de alguns alimentos, ativando todas as reações agressivas que uma pessoa com alergia apresenta: vermelhidão, coceira, e em casos mais graves e com risco de vida, os ataques anafiláticos. As intolerâncias mais comuns são referentes à lactose e ao glúten, até por isso que algumas embalagens já apresentam as informações se contém ou não essas substâncias, prevenindo o mal-estar dos consumidores.
Por que existe tanta falta de magnésio no organismo? Leia e saiba mais.
Cerca de 5% da população sofre com esse inconveniente que obriga a acompanhar com mais cuidado a embalagem de alimentos e a composição de pratos em restaurantes. Ambas as duas disfunções alergia e intolerância podem ser provocadas por fatores genéticos, o tipo de alimentação ou pelo uso de medicamentos. Algumas pessoas inclusive apresentam a intolerância ao longo dos anos, quando precisam deixar de comer algum alimento que antes ingeriam normalmente. Seja qual for o caso, o indicado é sempre ter o acompanhamento médico para investigar as causas e o tratamento mais indicado.
Sintomas mais comuns para buscar ajuda médica:
Dor abdominal; Diarreia; Náuseas e vômitos; Inchaço; Falta de ar; Entre outros.
Os alimentos mais comuns que provocam reações de intolerância e alergia:
Peixes; Amendoim; Frutos do mar; Leite.
Cerca de 5% da população sofre com esse inconveniente que obriga a acompanhar com mais cuidado a embalagem de alimentos
A intolerância e a alergia são assuntos sérios e bastante delicados, fique atento para qualquer alteração ou consequência ao se ingerir um alimento. Depois da intolerância se desenvolver a primeira vez ela será contínua ao longo da sua vida. Hoje já existem medicamentos para situações especiais em que se queira ingerir o alimento que causa a intolerância, mas isso você só deve praticar com a indicação do seu médico, que saberá se você deve ou não ingerir o alimento para evitar os problemas mais graves.
Além do cuidado com o que você deve evitar, não se esqueça do que é fundamental estar em dia com o magnésio. Se você sente cansaço excessivo, dores musculares, câimbras, entre outros sintomas, pode estar com deficiência do mineral e a reposição com Magvit é a mais prática para conquistar o bem-estar pleno. Comece hoje mesmo o consumo de até 60 gotas diárias.
Referências:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/03/alergia-alimentar-surge-depois-que-temos-um-contato-com-o-alimento.html
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/anafilaxia
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/alergia-alimentar
ÚLTIMAS
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Lasanha de berinjela low carb: Confira passo a passo a receita
Para quem está em busca da boa forma, nem sempre é fácil...
- O que é Magnésio?
O magnésio é um elemento químico de símbolo Mg, metal...
- Os benefícios do magnésio para o corpo humano
Suplementação necessária Magvit traz uma forma...