Você está comendo os alimentos adequados para seu tipo de esporte?
16/02/2017Não se pode falar de esporte, sem mencionar que o dia 19 de fevereiro é dedicado aos esportistas. Uma data que ajuda a conscientizar sobre a importância do exercício para a saúde, independentemente da atividade escolhida pela pessoa. Geralmente essa definição é baseada na aptidão do corpo ao um esporte, além do paixão que supera muitas das dificuldades do início.
Praticar a modalidade é o início, mas não é a única missão, a alimentação é sua aliada para melhorar seus resultados e evoluir, tanto fisicamente, quanto em suas marcas pessoais no esporte. Todos os tipos de atividade, seja de exercício ou trabalho, demandam certas necessidades específicas nutricionais, que variam conforme diferentes fatores: atividade praticada, idade, sexo, fase do treinamento e patologias. Não quer dizer que o atleta deva ingerir somente um tipo de nutriente, apenas que deve cuidar com mais atenção já que seu perfil é diferenciado e deve estar atento para reforçar, até mesmo com suplemento, suas refeições diárias.
Confira os principais e para quais atividades mais se enquadram.
A proteína é diretamente ligada ao metabolismo do músculo, por isso mesmo é fundamental em quem busca a hipertrofia. Quantidades adequadas deste nutriente promovem o melhor desenvolvimento do músculo, ajudam na sua recuperação, na força e no volume. Perfeita para quem pratica musculação. Exemplo de alimentos: carnes vermelhas, frango, ovo e afins.
Carboidratos são energia pura, o organismo os transforma em fonte energética, e quando está em falta, o próprio corpo começa a utilizar a massa magra (músculo) como combustível. Muitos atletas de maratona, antes de realizar grandes provas ingerem um belo prato de macarronada para ter o pique ideal para sua melhor performance. Cuidado apenas para não exagerar, a energia não utilizada, irá se tornar as gordurinhas indesejadas. Exemplo de alimentos: pão, massas, cereais e outros grãos.
Todos os tipos de atividade, seja de exercício ou trabalho, demandam certas necessidades específicas nutricionais.
As atividades aeróbicas também tem um grande diferencial nos alimentos termogênicos, com sua propriedade de acelerar o metabolismo e trazem a sensação de mais disposição para as atividades físicas. Exemplos de alimentos: pimenta, gengibre e água gelada.
O magnésio é o nutriente que não pode ficar de fora de uma lista com essas características, ainda mais por trazer o diferencial de trazer benefícios em centenas de aspectos: relaxamento do tônus muscular, aliviando dores, melhor metabolismo da energia, provocando disposição, o fortalecendo os ossos e muito mais.
Quer conhecer mais benefícios do magnésio? Acesse essa matéria e confira uma longa lista, além de navegar por outros artigos.
Referências:
http://www.wickbold.com.br/a-alimentacao-ideal-para-quem-pratica-esportes/
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/noticia/2012/03/pratica-esportiva-boa-alimentacao-beneficios-para-saude-por-toda-vida.html
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL173118-5603,00-CARBOIDRATO+O+COMBUSTIVEL+DO+CORREDOR.html
ÚLTIMAS
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Lasanha de berinjela low carb: Confira passo a passo a receita
Para quem está em busca da boa forma, nem sempre é fácil...
- O que é Magnésio?
O magnésio é um elemento químico de símbolo Mg, metal...
- Os benefícios do magnésio para o corpo humano
Suplementação necessária Magvit traz uma forma...