Anemia: causas, tratamento e prevenção
04/09/2018A anemia é uma das enfermidades mais presentes na população em geral, sobretudo quando se trata dos quadros causados pela deficiência de ferro no organismo.
Mas, antes de recorrer a fortificantes e outros tratamentos caseiros, é preciso procurar orientação médica para esclarecer as causas da anemia, pois existem diferentes tipos da doença.
Continue a leitura deste artigo para entender melhor o assunto e proteger sua saúde!
O que causa a anemia e quais são seus sintomas
Anemia é o nome genérico dado a um grupo de enfermidades que são caracterizadas pela baixa concentração de hemoglobina no sangue ou pela queda na produção das hemácias.
A hemoglobina é o componente do sangue responsável por transportar o oxigênio para o interior de todas as células do corpo. Já as hemácias são o tipo de célula sanguínea conhecido como glóbulos vermelhos.
O tipo mais comum de anemia é aquela causada pela deficiência de ferro, denominada anemia ferropriva ou ferropênica. Ela pode atingir pessoas de todas as idades, mas é muito comum nos idosos, nas crianças e nas gestantes.
O ferro é um mineral diretamente relacionado com a produção de hemácias e com o transporte do oxigênio, entre outras funções.
Entre os fatores que podem levar à carência de ferro estão as mudanças no metabolismo durante a gravidez e a amamentação, a presença de parasitas no intestino e a má alimentação, entre outros.
A qualidade da dieta é uma questão que merece atenção, pois é por meio dos alimentos que o organismo tem acesso a todos os grupos de nutrientes essenciais para a saúde, tais como os minerais, entre os quais está o ferro.
Os sintomas mais frequentes da anemia podem ser confundidos com sinais de problemas cardíacos. Entre eles estão:
- cansaço, indisposição e fadiga;
- fraqueza e dor muscular;
- tontura;
- falta de memória
- respiração muito curta ou falta de ar;
- e taquicardia.
O exame de sangue para verificar os níveis de ferro no sangue é fundamental para esclarecer o diagnóstico e permitir o tratamento adequado do quadro de anemia, com base nos cuidados que você conhecerá a seguir.
Quais são os cuidados no tratamento e prevenção da anemia
O tratamento da anemia ferropriva é baseado na orientação nutricional, no uso de compostos de ferro (por pílulas ou injeção intravenosa) e na realização de transfusão de hemácias, de acordo com as necessidades de cada paciente avaliadas pela equipe médica.
Em se tratando da alimentação, os níveis de ferro podem ser corrigidos com o aumento da ingestão de carnes em geral, pois elas são a principal fonte desse mineral, tanto pela quantidade quanto pela facilidade de absorção.
Os vegetais de folha escura, o feijão e a lentilha também são ricos em ferro, mas absorção do nutriente pelo organismo é menor nesses casos.
Para favorecer a absorção do ferro, uma alternativa é o consumo de alimentos ricos em vitamina B6 ou o uso de suplementos, pois esse nutriente favorece a absorção do ferro e de outros minerais, como o magnésio.
Assim, a principal atitude para prevenir a anemia é manter uma dieta saudável, com a presença de alimentos ricos em minerais e vitaminas.
Quem fez a opção pelo vegetarianismo deve ter ainda mais atenção quanto à qualidade da alimentação, devido à ausência de carnes no cardápio diário.
Agora que você já sabe o que é a anemia por deficiência de ferro e como é feito o tratamento, entenda melhor os benefícios do suplemento de magnésio e vitamina B6 para a saúde clicando aqui.
FONTES DE PESQUISA:
ÚLTIMAS
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Lasanha de berinjela low carb: Confira passo a passo a receita
Para quem está em busca da boa forma, nem sempre é fácil...
- O que é Magnésio?
O magnésio é um elemento químico de símbolo Mg, metal...
- Os benefícios do magnésio para o corpo humano
Suplementação necessária Magvit traz uma forma...