A importância do magnésio no combate à osteoporose
13/09/2018A osteoporose é uma doença crônica que pode ser definida como um quadro de desequilíbrio entre a formação e a absorção do tecido ósseo.
Esse processo ocorre porque os ossos são o local onde o cálcio fica armazenado no nosso organismo. À medida que o corpo precisa do mineral para executar funções metabólicas o cálcio é retirado dos ossos, sendo reposto em seguida, criando um ciclo de remodelação constante.
Quando a quantidade de cálcio no organismo não é suficiente para garantir a remodelação óssea, surge a osteoporose. As causas do problema incluem o uso de determinados medicamentos e problemas genéticos, além do envelhecimento natural.
Assim, os idosos são os principais acometidos pela doença, que também pode aparecer na menopausa, devido às alterações hormonais no organismo da mulher.
As consequências da osteoporose e da redução da massa óssea incluem a ocorrência de dores nas articulações e o aumento de fraturas espontâneas especialmente em regiões mais propensas à pressão, como coluna vertebral, fêmur, quadril e punho.
Além do cálcio, o outro mineral relacionado diretamente com a saúde dos ossos é o magnésio. Ele atua como facilitador da fixação dos cálcio nos ossos.
Continue a leitura deste artigo para entender qual é o papel do magnésio na saúde óssea e saiba como prevenir a osteoporose por meio de uma alimentação saudável.
O papel do magnésio na prevenção da osteoporose
O magnésio é um dos minerais mais importantes para o bom funcionamento do organismo, participando de diversas funções metabólicas.
Em se tratando da manutenção da estrutura óssea, é graças ao magnésio que a fixação do cálcio nos ossos acontece, fazendo com que eles permaneçam densos e fortes.
Outra função importante do magnésio relacionada à saúde dos ossos é a regulação dos níveis de cálcio nas demais células do organismo.
Dessa forma, o magnésio impede que ocorra um excesso de cálcio em órgãos como os rins ou em estruturas como a parede dos vasos sanguíneos e as articulações.
Sendo assim, o magnésio está diretamente relacionado com a prevenção da osteoporose, fazendo com que a alimentação saudável seja um dos pilares do combate à doença.
Por isso, é preciso conhecer bem as principais fontes de magnésio e garantir o consumo diário desses alimentos.
Os alimentos ricos em magnésio
As principais fontes de magnésio são verduras de folha escura como couve e espinafre, frutas como abacate e banana e legumes como beterraba e batata, além de peixes, cereais integrais e castanhas.
Outra forma de garantir os níveis adequados do mineral e proteger a saúde dos ossos é investir nos suplementos de magnésio, tais como o Magvit Líquido e o Magvit + B6.
Ao lado do consumo adequado de magnésio por meio de uma dieta rica e balanceada, as outras formas de prevenir a osteoporose incluem a prática regular de atividades físicas, a exposição ao sol e a ausência do tabagismo.
Quando não identificada e tratada adequadamente, a osteoporose pode desencadear enfermidades nas vértebras. Quer saber mais sobre esse assunto? Confira um e-book especial sobre os principais problemas da coluna vertebral.
FONTES DE PESQUISA:
ÚLTIMAS
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Lasanha de berinjela low carb: Confira passo a passo a receita
Para quem está em busca da boa forma, nem sempre é fácil...
- O que é Magnésio?
O magnésio é um elemento químico de símbolo Mg, metal...
- Os benefícios do magnésio para o corpo humano
Suplementação necessária Magvit traz uma forma...