Motivos de sobra para consumir peixe, até mesmo depois da semana santa.
03/04/2017O peixe é um dos alimentos mais saudáveis para a saúde e que tem um potencial de consumo muito superior ao realizado hoje, pelo menos no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo brasileiro de peixe chega a 9 quilos, em média, no período de um ano. Valor indicado pela mesma organização é de 12 quilos no ano.
O peixe possui uma carne magra, pouco calórica e bastante nutritiva, que tem quantidade de proteína próxima a da carne bovina, tornando-se uma excelente opção para substituição em determinados dias da semana. A única ressalva é quanto ao tipo de peixe, algumas espécies podem conter substâncias como mercúrio e devem ter um consumo menor.
Já baixou nosso Guia básico de suplementação para melhorar sua dieta? Clique aqui e confira.
A favor dos peixes também, está a versatilidade de atuação na gastronomia, além de deliciosos e nutritivos, podem ser servidos fritos, cozidos e até mesmo crus, versão das tradicionais comidas japonesas, que mantém o maior número de nutrientes. O cuidado número 1 na hora de se consumir peixe é o frescor do alimento, que exige um cuidado maior no armazenamento. Na hora da escolha do peixe, avalie se olhos e pele estão brilhantes, além disso as escamas não podem descolar facilmente e a carne deve apresentar consistência firme ao ser pressionada.
O peixe possui uma carne magra, pouco calórica e bastante nutritiva, que tem quantidade de proteína próxima a da carne bovina.
O nutriente de maior presença, em média, nos peixes é o Ômega 3, uma gordura boa que beneficia o coração e todo o sistema cardiovascular e contribui na saúde do cérebro, prevenindo doenças como Alzheimer e o cansaço mental. O ômega 3 não pode ser produzido pelo organismo, restando apenas a alimentação ou a suplementação como fonte deste nutriente.
Conheça as DCNTs, doenças que podem trazer grande riscos à sua saúde. Clique e leia mais.
Entre as espécies de peixes mais consumidas podemos listar: o Arenque, rico em ômega 3 e vitamina D, o Atum, repleto de nutrientes, como: magnésio, selênio, vitamina B12, o Bacalhau tão comum em receitas, que possui abundância de cálcio, potássio, vitaminas do complexo B e etc, o Badejo: peixe com fósforo, magnésio e selênio para sua dieta e o Bagre, fonte de cálcio, ferro e vitamina A.
Ainda essa semana o blog vai apresentar uma lista de opções de peixes ricos em magnésio para contribuir com sua alimentação de forma saborosa, prática e muito saudável. Fique atento.
Referências:
http://mdemulher.abril.com.br/saude/conheca-os-beneficios-que-o-consumo-de-peixe-proporciona-a-saude/
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/11427-atum-e-salmao-protegem-o-coracao-e-espantam-o-mau-humor
https://www.maispfizer.com.br/?q=peixe
http://www.terra.com.br/culinaria/infograficos/peixe-e-saude/index.htm
ÚLTIMAS
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Lasanha de berinjela low carb: Confira passo a passo a receita
Para quem está em busca da boa forma, nem sempre é fácil...
- O que é Magnésio?
O magnésio é um elemento químico de símbolo Mg, metal...
- Os benefícios do magnésio para o corpo humano
Suplementação necessária Magvit traz uma forma...