Por que é tão comum ter problemas na coluna durante a vida?
17/04/2017Todo mundo conhece alguém que já apresentou problemas na coluna, é uma situação que não depende apenas do avanço da idade, mas também de como a pessoa tem tratado essa parte do corpo bastante complexa, que apesar de dar sustentação ao corpo, tem seus pontos de fraqueza que podem apresentar problemas ao longo da vida.
A estrutura da coluna é composta por uma parte óssea, com vértebras de diferentes tamanhos, que apresentam um canal em seu interior para sustentar a medula. As raízes nervosas que comunicam a base do cérebro com o restante do corpo também estão presentes coluna, que ainda tem os discos invertebrais que são responsáveis por amortecer os impactos e evitar o contato e o desgaste das vértebras. Esse sistema complexo é que permite a movimentação do corpo e a força para carregar pesos. Por apresentar muitos detalhes, a coluna acaba tornando-se uma das partes do corpo que mais induzem à visita médica, por desconforto, dores ou até por problemas mais graves.
Cuidado com o excesso de cálcio, pode trazer muitas complicações ao seu organismo. Continue lendo.
Os problemas mais comuns de coluna são a Lombalgia, a Hérnia de disco e a Artrose. A Lombalgia é a dor apresentada na base da coluna e é bastante comum, estima-se que até os 60 anos de idade, 80% da população apresentará esse quadro. A causa para esse problema na maioria das vezes é o vício de postura errada ou a sobrecarga da coluna pela obesidade, trabalho ou exercícios excessivos. Nesse caso, a maioria das vezes as dores desaparecem sozinhas ou com um tratamento clínico simples.
A Hérnia de disco é um diagnóstico mais sério decorrente do desgaste na coluna, que provoca uma alteração na composição dos seus discos, que saem do lugar e comprimem as raízes nervosas ou a medula. Apesar do quadro ser mais sério, cerca de 90% dos casos são tratados clinicamente e, quando cuidados com a devida atenção, não precisam de procedimentos cirúrgicos. O processo de degeneração da coluna é uma situação bastante comum, ao analisar a estrutura de um adulto será quase inevitável encontrar algum tipo de alteração, portanto a análise física por um médico continua sendo a avaliação mais adequada para o diagnóstico inicial. Caso o quadro se complique, um especialista deverá indicar os procedimentos mais específicos que podem envolver tomografia, raio X, ressonância magnética, cintilografia, entre outros.
Os problemas mais comuns de coluna são a Lombalgia, a Hérnia de disco e a Artrose.
A Artrose é decorrente da degeneração das articulações da coluna enfraquecendo os discos que protegem dos impactos, alteração provocada por trauma, o avanço da idade ou esforço excessivo. Também traz muitas complicações e desconforto para o indivíduo, visto que resulta em enrijecimento dos movimentos e a dificuldade de locomoção. A osteofitose, conhecida popularmente como Bico de Papagaio, também é um quadro bastante comum e trata-se do surgimento de pequenos bicos nas vértebras da coluna, que provocam seu contato e a compressão da raiz nervosa.
Sintomas para cada tipo de problema na coluna envolvendo ossos, nervos ou músculos:
- Fatores musculares provocam sensação de peso, cansaço e tendem a piorar ao longo do dia;
- Problemas de origem na estrutura nervosa provocam choque, queimação e fisgadas;
- A estrutura óssea provoca sensações, como: peso, cansaço excessivo e aperto que pioram com esforço físico.
Evite os problemas mais comuns de coluna com algumas práticas do dia a dia:
Os traumas com grandes impactos, acidentes e coisas do gênero, infelizmente ocorrem de forma repentina e restando apenas ações como o uso de EPI, equipamento de segurança no trabalho, cinto de segurança em automóveis ou a prática de exercícios corretas e supervisionadas. Mas a grande maioria dos problemas de coluna ocorrem por repetidas práticas erradas no dia a dia, tais como: descuidos com a postura, a sobrecarga em apenas um dos ombros, travesseiros e colchões inadequados.
O magnésio é uma opção de suplemento ideal também para melhorar seu treino. Continue lendo.
Tratando-se da postura a dica básica é, quando estiver em pé ou sentado, tentar manter o pescoço sempre em um ângulo de 90 graus do chão sem forçar para frente ou atrás. Além disso, evite permanecer na mesma posição por períodos muito longos, lembre-se o corpo foi feito para movimentar-se. O combate ao sedentarismo também é fundamental, realizando exercícios, alongamentos e atividades que reforcem toda a estrutura de fortalecimento da coluna, como o abdômen e o dorso.
Na próxima postagem de Magvit você vai acompanhar como o magnésio pode cuidar da sua coluna trazendo benefícios para você evitar os incômodos da idade. São benefícios que você pode experimentar desde o início do processo de suplementação para os mais diferentes tipos de patologias da coluna.
Referências:
https://www.neurocirurgia.com/content/problemas-da-coluna
https://www.neurocirurgia.com/content/ci%C3%A1tico-ci%C3%A1tica-ciatalgia-lombociatalgia%E2%80%A6
http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/dor-na-coluna-veja-como-identificar-o-problema-atraves-dos-sintomas.htm
https://www.tuasaude.com/artrose-na-coluna/
ÚLTIMAS
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Lasanha de berinjela low carb: Confira passo a passo a receita
Para quem está em busca da boa forma, nem sempre é fácil...
- O que é Magnésio?
O magnésio é um elemento químico de símbolo Mg, metal...
- Os benefícios do magnésio para o corpo humano
Suplementação necessária Magvit traz uma forma...