Tese de doutorado comprova bons resultados da suplementação de magnésio em atletas do vôlei.
08/09/2016Magnésio e os atletas do vôlei.
Ninguém mais duvida da importância da nutrição esportiva em um tempo em que qualquer detalhe pode fazer a diferença no resultado de atletas profissionais. De tempos em tempos surgem novas pesquisas, que comprovam, em números, a otimização provocada pela suplementação. Um desses estudos é o da nutricionista Luciana Setaro apresentando o auxílio do magnésio na performance.
A pesquisa foi desenvolvida para a tese de doutorado da pesquisadora e avaliou os resultados de uma suplementação adequada de magnésio em atletas do vôlei. A tese de 2009 tem o título ‘Efeito da suplementação com magnésio no desempenho físico de atletas de voleibol profissional’ e foi realizada com o apoio da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de São Paulo.
O universo de estudo foi uma equipe de vôlei masculina com total de 25 atletas e média de idade de 17 anos, divididos em grupo de controle e grupo suplementado. O valor de ingestão foi de 350 mg de magnésio por dia, com análises antes e depois da suplementação. Ao avaliar a equipe de jogadores, antes da suplementação, foi constatado que todos os atletas tinham inadequação dietética de magnésio de acordo com as Referências de Ingestão Dietética [IDR].
O corpo com atividade física regular exige também uma quantidade superior de nutrientes para atender a sua demanda energética. Na equipe de vôlei estudada existia um trabalho intenso de treino diário, que chegava ao total de 6 horas, sendo 2 de musculação e 4 divididas entre quadra e exercícios de agilidade e impulsão.
Os dados foram coletados nos meses de fevereiro e abril de 2008 e os parâmetros de análise foram: ingestão, concentração eritrocitária, plasmática e excreção urinária. A conclusão comprovou a eficiência do magnésio no desempenho dos atletas durante o período da pesquisa. Em média, o salto dos jogadores foi 3 centímetros mais alto que antes da suplementação, dado bastante relevante, já que a pesquisa teve acompanhamento de apenas 4 semanas.
Em estudo anterior realizado durante o Campeonato Paulista de 2003, a mesma pesquisadora acompanhou uma equipe profissional durante 9 meses. Os resultados foram ainda mais surpreendentes, com uma média de salto 7,83 cm maior que antes da suplementação.
Veja também
Onde encontrar – Diretamente em farmácias de diferentes redes nacionais.
Referência Bibliográficas – Artigo Adequação nutricional do magnésio pode ajudar no salto de atletas no voleibol (Luciana Setaro).
Contraindicações – http://magvit.com.br/duvidas-frequentes
Sobre o Magvit – http://magvit.com.br/produtos/tradicional
ÚLTIMAS
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Estação das flores e das alergias.
Iniciou no dia 22...
- Lasanha de berinjela low carb: Confira passo a passo a receita
Para quem está em busca da boa forma, nem sempre é fácil...
- O que é Magnésio?
O magnésio é um elemento químico de símbolo Mg, metal...
- Os benefícios do magnésio para o corpo humano
Suplementação necessária Magvit traz uma forma...